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Cultura e Valores

O cliente é a ponta final. Ele só será bem atendido e terá a melhor experiência se a companhia tiver uma política de calor humano, também voltada para seus funcionários. O Magalu foi, pela segunda vez consecutiva, eleito a melhor empresa do varejo brasileiro para trabalhar, de acordo com a pesquisa do instituto Great Place to Work. E um dos principais fatores para esse resultado é o engajamento das equipes. Todas as segundas-feiras, às 8h30, os colaboradores do Magalu, em todos os cantos do país, se reúnem para o rito semanal. Durante uma hora, a empresa fala sobre metas, ações que foram sucesso e o que precisa ser corrigido. Entre os principais canais de comunicação internos estão: a TV Luiza, cujo programa semanal às quintas-feiras é transmitido aos colaboradores de todo o país, a rádio e uma rede social, o Workplace, que, em 2019, contava com 84% dos colaboradores ativos na plataforma a cada mês. Isso significa que quase 35.000 funcionários o acessaram pelo menos uma vez, com uma média de 3.000 reações diárias e mais de 120.000 mensagens trocadas diariamente.

Dos 38.614 funcionários do Magalu em 2020

48,8 % são mulheres e
51,2 % homens

A companhia tem buscado a equidade de gênero nos cargos de liderança. É um ambiente de igualdade para a maioria esmagadora dos funcionários e 94% acreditam que todos, no Magalu, têm as mesmas oportunidades de crescer na empresa, independentemente de cor, gênero e orientação sexual. Mas o Magalu entende que há muito o que evoluir nesse sentido. Por isso, faz um reforço constante, com ações que estimulem a participação feminina em áreas conhecidas por sua predominante atuação masculina, como tecnologia. Numa empresa que tem o “gente que gosta de gente” como valor intrínseco, qualquer tipo de assédio é combatido. O Magalu possui uma política de prevenção ao assédio — sexual e moral — que se encaixa no Código de Ética da empresa e no que é conhecido internamente como um valor inegociável: infrações que levam ao afastamento imediato do colaborador por justa causa.

No campo dos benefícios, o Magalu oferece, a todos os seus colaboradores com contrato por tempo indeterminado, três opções de plano de saúde, além de plano odontológico, vale-alimentação ou refeição, vale-transporte, previdência privada com contribuição adicional da empresa, linhas de crédito especiais, consórcio com condições diferenciadas, academia e benefícios extras aos funcionários PCD, como isenção da mensalidade do plano de saúde do titular, possibilidade de solicitar bolsas de estudo seis meses após a admissão e subsídio no Gympass.

Um pacote de benefícios é reservado aos funcionários com filhos. Colaboradoras grávidas têm acompanhamento personalizado, cursos online no Portal Luiza e desconto de 25% nas compras de itens para bebês vendidos pelo Magalu. A empresa concede seis meses de licença-maternidade e 20 dias de licença-paternidade. No retorno às atividades, a colaboradora passa a ter direito ao cheque-mãe, uma espécie de auxílio-creche. São 250 reais mensais para mulheres com filhos de até 12 anos de idade. Pais viúvos, pais de crianças com necessidades especiais ou com filhos de união homoafetiva também têm direito ao benefício.

A educação constante é incentivada pela companhia. O Magalu ofereceu, em 2019, 1.904 bolsas de estudo para funcionários com mais de um ano de casa. São subsídios de mensalidades para ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, pré-vestibular, graduação, pós-graduação, cursos de idiomas e de Informática. O investimento total da companhia em benefícios que incentivam a formação educacional foi de 1,7 milhão de reais em 2019, aumento de 18% em relação ao ano anterior. Em 2019, foram 53 303 horas de treinamento, média de 1,3 hora por funcionário. Profissionais de todos os níveis hierárquicos passam pelo processo de avaliação de desempenho, que envolveu 60% dos colaboradores em 2019.

A relação entre o Magalu e seus funcionários é baseada no mérito. A empresa tem várias formas de reconhecer e incentivar. São campanhas internas — Funcionário Destaque Mensal, Prêmio Profissional do Ano, Campanha de Incentivo Anual Baseada no Modelo de Gestão e Prêmio Luiza Helena —, sendo os três últimos entregues na Convenção Anual de Lideranças para os colaboradores que se destacaram no atendimento, na excelência em vendas e na superação de metas. Além dessas campanhas, o Magalu prima também por uma relação de ganha-ganha com todos os stakeholders fundamentais para o funcionamento do ecossistema: os parceiros, divididos entre sellers do marketplace, transportadores autônomos e prestadores de outros serviços.

Cultura Digital – Luizalabs

O Luizalabs, nossa área de desenvolvimento de tecnologia, é composto atualmente por mais de 1.500 desenvolvedores e especialistas, divididos em pequenos times com missões específicas (squads). Entre outras coisas, o Luizalabs desenvolve ferramentas para diversas áreas da Companhia, como atendimento, logística, financeiro e gestão de estoque, com o objetivo de eliminar as fricções no processo do varejo, melhorando a rentabilidade, os prazos de entrega e a experiência do cliente. Acreditamos que a nossa cultura corporativa é a base para o sucesso do Luizalabs, fundamental para nos posicionarmos como uma empresa de tecnologia. Há cerca de 20 anos éramos compradores de tecnologia; com a criação do Luizalabs, em 2012, passamos a desenvolver nossa própria tecnologia; e agora, estamos prontos para sermos fornecedores de tecnologia, seja para os sellers do nosso marketplace, seja para milhares de varejistas analógicos. Em dezembro de 2018, adquirimos a Softbox, uma empresa de tecnologia focada em oferecer soluções digitais para empresas de varejo. Conheça o blog de tecnologia do Luizabas: www.luizalabs.com.br.

Pessoas no escritório

Valores

Gente que Gosta de Gente:

Trabalhamos de forma colaborativa, com transparência, humildade e respeito. Temos energia positiva e comemoramos os resultados.

Mão na Massa:

Fazemos acontecer e trabalhamos duro, sem medo de errar.

Simplicidade e Inovação:

Estamos em constante aprendizado, sempre exercendo autonomia com responsabilidade.

Cliente em 1º Lugar:

Colocamos o cliente no centro das decisões e temos paixão por servir.

Atitude de Dono:

Fazemos mais com menos e pensamos na empresa como um todo.

Nosso Propósito

Levar ao acesso de muitos o que é privilégio de poucos

Este é o propósito definido pela Companhia para o negócio. Acreditamos que a promoção da inclusão digital é a melhor maneira da empresa ter impacto social. Hoje, 45% da população com smartphone utiliza apenas dois aplicativos, e apenas 10% das pessoas que compram uma smartTV usam os recursos disponíveis, como navegar na internet. Fazer uma ponte entre os brasileiros e o mundo digital é um papel da Companhia, ensinando também a usufruir desse mundo com moderação.

Loja sto amaro
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