O cliente é a ponta final. Ele só será bem atendido e terá a melhor experiência se a companhia tiver uma política de calor humano, também voltada para seus funcionários. O Magalu foi, pela segunda vez consecutiva, eleito a melhor empresa do varejo brasileiro para trabalhar, de acordo com a pesquisa do instituto Great Place to Work. E um dos principais fatores para esse resultado é o engajamento das equipes. Todas as segundas-feiras, às 8h30, os colaboradores do Magalu, em todos os cantos do país, se reúnem para o rito semanal. Durante uma hora, a empresa fala sobre metas, ações que foram sucesso e o que precisa ser corrigido. Entre os principais canais de comunicação internos estão: a TV Luiza, cujo programa semanal às quintas-feiras é transmitido aos colaboradores de todo o país, a rádio e uma rede social, o Workplace.
Dos 36.933 funcionários do Magalu em 2023
48,5 % são mulheres e
51,5 % homens
A companhia tem buscado a equidade de gênero nos cargos de liderança. É um ambiente de igualdade para a maioria esmagadora dos funcionários e uma pesquisa interna mostrou que mais de 90% dos profissionais consideram a empresa não só diversa como também inclusiva. Ainda assim, o Magalu entende que há muito o que evoluir nesse sentido. Por isso, faz um reforço constante, com ações que estimulem a participação feminina em áreas conhecidas por sua predominante atuação masculina, como tecnologia. Numa empresa que tem o “gente que gosta de gente” como valor intrínseco, qualquer tipo de assédio é combatido. O Magalu possui uma política de prevenção ao assédio — sexual e moral — que se encaixa no Código de Ética da empresa e no que é conhecido internamente como um valor inegociável: infrações que levam ao afastamento imediato do colaborador por justa causa.
No campo dos benefícios, o Magalu oferece, a todos os seus colaboradores com contrato por tempo indeterminado, três opções de plano de saúde, além de plano odontológico, vale-alimentação ou refeição, vale-transporte, previdência privada com contribuição adicional da empresa, linhas de crédito especiais, consórcio com condições diferenciadas, academia e benefícios extras aos funcionários PCD, como isenção da mensalidade do plano de saúde do titular, possibilidade de solicitar bolsas de estudo seis meses após a admissão e subsídio no Gympass.
Um pacote de benefícios é reservado aos funcionários com filhos. Colaboradoras grávidas têm acompanhamento personalizado, cursos online no Portal Luiza e desconto de 25% nas compras de itens para bebês vendidos pelo Magalu. A empresa concede seis meses de licença-maternidade e 20 dias de licença-paternidade. No retorno às atividades, a colaboradora passa a ter direito ao cheque-mãe, uma espécie de auxílio-creche. São 400 reais mensais para mulheres com filhos de até 11 anos de idade. Pais viúvos, pais de crianças com necessidades especiais ou com filhos de união homoafetiva também têm direito ao benefício.
A educação constante é incentivada pela companhia. O Magalu oferece bolsas de estudo para funcionários com mais de um ano de casa. São subsídios de mensalidades para ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, pré-vestibular, graduação, pós-graduação, cursos de idiomas e de Informática.
A relação entre o Magalu e seus funcionários é baseada no mérito. A empresa tem várias formas de reconhecer e incentivar. São campanhas internas — Funcionário Destaque Mensal, Prêmio Profissional do Ano, Campanha de Incentivo Anual Baseada no Modelo de Gestão e Prêmio Luiza Helena —, sendo os três últimos entregues na Convenção Anual de Lideranças para os colaboradores que se destacaram no atendimento, na excelência em vendas e na superação de metas. Além dessas campanhas, o Magalu prima também por uma relação de ganha-ganha com todos os stakeholders fundamentais para o funcionamento do ecossistema: os parceiros, divididos entre sellers do marketplace, transportadores autônomos e prestadores de outros serviços.