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Nossa Estratégia

Digitalização do Varejo brasileiro

A principal estratégia da Companhia é a transformação digital do varejo brasileiro. Nosso objetivo no último ciclo foi transformar o Magazine Luiza, passando de uma empresa de varejo tradicional com uma forte plataforma digital, para uma empresa digital, com pontos físicos e calor humano. Conseguimos digitalizar o Magalu, possuindo hoje uma verdadeira operação multicanal consolidada. Nosso próximo objetivo é levar toda a nossa infraestrutura digital para os milhares de sellers e vendedores neste país, sendo o sistema operacional para o varejo brasileiro. Nosso desejo é digitalizar o Brasil.

Os cinco pilares estratégicos desse ciclo são:

Drivers estratégicos

Melhor experiência do varejo Cultura Data driven Sustentabilidade e reputação

Novas Categorias

Um dos pilares da estratégia de negócios da empresa — batizado de #TemNoMagalu — é vender tudo o que o cliente precisa ou deseja. Eletroeletrônicos, utilidades domésticas, alimentos, cosméticos, produtos esportivos, livros, itens de decoração, produtos para higiene pessoal e limpeza da casa. Ao final de junho de 2024, o Magalu oferecia a seus 36 milhões de clientes mais de 146 milhões de itens, das mais diversas categorias. 

A expansão do número de categorias vendidas pela plataforma Magalu está diretamente ligada ao crescimento do marketplace. No primeiro semestre de 2023, o Magalu atingiu a marca de 350 000 sellers formais conectados ao marketplace. Ao integrarem seus estoques ao ecossistema da empresa, contribuem para que o Magalu rapidamente se transforme num one-stop shop, em uma loja de todas as coisas.

Super App

Entre os diferentes canais de venda do Magalu, nenhum tem uma importância estratégica tão grande quanto o app. Mobile only and app first é um dos lemas que direciona a estratégia da companhia, concentrada no Luizalabs. É por isso que o aplicativo de vendas, criado em 2015, vem se transformando em um superapp — um ambiente virtual, onde o cliente pode tanto comprar produtos do Magalu e de seus sellers quanto acessar serviços públicos e fazer pagamentos. Em 2020, o app do Magazine Luiza chegou a ser o aplicativo de vendas mais baixado em sistemas iOS e Android. No segundo semestre de 2024, os aplicativos do Ecossitema Magalu apresentaram 50 milhões de usuários ativos mensais — que fizeram, ao menos, um acesso mensal. Essa base de clientes é a pedra fundamental dos planos futuros para o que será o superaplicativo do Magalu.

Entrega mais Rápida

Ao final de junho de 2024, eram 21 centros de distribuição dedicados exclusivamente a estocar e despachar produtos e 165 unidades de Cross-dockings espalhadas pelo Brasil.  Mas, os 1.190.000 metros quadrados de área de estocagem são apenas parte do complexo sistema de distribuição e logística do Magalu. As 1.246 lojas físicas, espalhadas por 21 estados do país, rapidamente se transformam em pequenos centros de distribuição, capazes de fazer o ship from store — ou a distribuição das mercadorias compradas nas lojas. Cerca de 30% do espaço de grande parte dos pontos físicos é dedicado à estocagem de itens da própria empresa, vendidos digitalmente. Quanto mais lojas convertidas em centros de distribuição, mais rápido o produto chega à casa do cliente. E melhor é a experiência de compra. Essa é a lógica. No final do 2T24, 80% de todos os produtos vendidos e entregues pelo sistema Magalu chegaram ao destino final em até 48 horas, número que vem crescendo com o desenvolvimento do Magalu Entregas, nossa operadora logística especializada na entrega final ao cliente. A ligação entre as lojas, CDs e clientes (last mile) é feita pelos mais de 11.000 transportadores da Malha Luiza. São profissionais autônomos com acesso a ferramentas tecnológicas e a horas de treinamento anuais e que prestam serviços apenas para o Magalu.

MaaS (Magalu as a Service)

O aumento exponencial de escala que a companhia pretende alcançar, no menor tempo possível, depende de sua capacidade de atrair para sua plataforma digital o maior número de parceiros, que ofereçam uma quantidade e uma diversidade inimagináveis de itens. Mas, para o Magalu, não basta atrair esses empreendedores, acostumados a atuar num ambiente absolutamente analógico, no qual todas as relações são físicas. Foi para isso que nasceu o Magalu as a Service (MaaS), uma série de serviços e ferramentas tecnológicas, desenvolvidas para a própria companhia, mas que começaram a ser oferecidas aos mais de 350 mil sellers do Magalu. O MaaS, que já conta hoje com uma solução completa abrangendo tecnologia, pagamentos e propaganda, começou a ser desenvolvido para que empresas que querem e precisam vender digitalmente possam queimar etapas de aprendizado, que consomem anos, investimento e know-how em tecnologia.

Fintech

As iniciativas em fintech no Magalu integram soluções financeiras para clientes e sellers, além do serviço de Banking as a Service (BaaS). Entre os serviços oferecidos, estão subadquirência, conta digital, cartão de crédito e empréstimos para pessoas físicas e jurídicas. Nos últimos dozes meses, mais de 99 bilhões de reais foram transacionados pelo ecossitema do Magalu - uma pequena fração diante do potencial da companhia. Como parte das nossas iniciativas nesse mercado, lançamos o Magalu Pay, nossa conta digital, totalmente multicanal e integrada ao SuperApp. Desde então, cerca de 13 milhões de contas digitais foram abertas. Magalu Pay, Hub Fintech e Luizacred estão conectados para a criação e a oferta de serviços financeiros digitais — cartão pré-pago, cartão de crédito, empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, seguros e cashback — para nossos clientes e sellers (incluindo os restaurantes da Aiqfome). Tudo feito no mesmo ambiente: o SuperApp.

Vamos digitalizar o Brasil
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